Rinoceronte Branco

Os grandes rinocerontes brancos (Ceratotherium simum simum) tem origem africana, ocorrendo no sudeste de Angola, na Zâmbia, Moçambique, Zimbábue, Namíbia, Botswana e sul da África. Foi relatado também no Marrocos a aproximadamente 3500 anos atrás. Medem de cabeça e corpo entre 350 a 420cm, com cauda de aproximadamente 50 a 70cm. A altura do ombro é de 85 a 150cm e podem pesar de 1400 kg a 1700kg (fêmeas) e de 2000kg a 3600kg (os machos).

Sua coloração vai do amarelo ao marrom claro, isso quando sujo, na realidade sua cor é puxada para o cinza claro. Outra curiosidade é a presença dos pêlos sobre o animal que são imperceptíveis quando observados de longe. sobre o focinho, há o que costuma-se chamar de “chifres”, mas não são chifres e muito menos cornos, são pêlos queratinizados, ou seja, várias camadas de pêlos, uma sobre a outra, que se solidificaram. O frontal tem em média 60cm, mas pode chegar a 150cm em alguns rinocerontes. Em alguns lugares do mundo, são atribuídas capacidades medicinais aos chifres, o que faz com que muitos rinocerontes sejam mortos para a retirada destes.

Esses animais têm uma grande capacidade de comunicação, tanto que possuem 10 tipos diferentes de contatos através da vocalização, incluindo um chamado ofegante. Os machos dominantes urinam para marcar fronteiras territoriais, enquanto que machos inferiores e outros animais do grupo não expelem urina do mesmo modo.

Quando defecam, estes machos têm o hábito de espalhar as fezes também para demarcar território. A maturidade sexual é alcançada entre 04 e 05 anos, mas as fêmeas só ficam prenhes depois dos 07 anos e os machos só se reproduzem quando disputam e ganham fêmeas e território, ou seja, depois de atingirem o tamanho necessário para enfrentar outros machos.

Deixe um comentário